“Homenagem a um Sambista”: A Narrativa de Lupicínio Rodrigues e a Construção do Personagem Lupi

Autores

  • Marina Bay Frydberg Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v1i6.340

Palavras-chave:

Lupicínio Rodrigues, Narrativa, Identidade

Resumo

Este artigo versará sobre as narrativas do próprio Lupicínio Rodrigues sobre ele mesmo através das suas crônicas publicadas no jornal ‘Última Hora’ de fevereiro de 1963 até fevereiro de 1964 e da sua entrevista para ‘O Pasquim’ de 1973. Procuro identificar a partir desse material a forma utilizada por Lupicínio para construir seu personagem e quais os elementos utilizados nesta construção, ou seja, que personagem Lupi é este que misturado com o próprio Lupicínio Rodrigues criou um tipo específico.  O personagem Lupi e o próprio Lupicínio não podem ser compreendidos se descolados totalmente um do outro, por isso o esforço que fiz neste artigo foi de identificar os elementos que compõem o personagem Lupi – o sambista, o boêmio, o amante - e de que forma eles se relacionam com a trajetória do próprio Lupicínio Rodrigues.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Bay Frydberg, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais (2003), Especialista em Patrimônio Cultural em Centros Urbanos (2005), Mestre em Antropologia Social (2006) e Doutoranda em Antropologia Social, toda formação realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente está realizando o estágio de doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. Estuda a música e suas relações com identidade, sociabilidade, modernidade e tradição. Tem atuado principalmente nos seguintes temas: antropologia, antropologia urbana, identidade, música, patrimônio cultural, sociabilidade, lazer, juventude e performance.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

Frydberg, M. B. (2012). “Homenagem a um Sambista”: A Narrativa de Lupicínio Rodrigues e a Construção do Personagem Lupi. Ensaios, 1(6), 3-27. https://doi.org/10.22409/re.v1i6.340

Edição

Seção

Artigos Originais