“Seja dono de uma obra de Oscar Niemeyer”: culturalismo, ações de City-Marketing e o recente processo de gentrificação em Niterói, RJ
DOI:
https://doi.org/10.22409/re.v7i0.1606Palavras-chave:
Culturalismo, city-marketing, gentrificação, São Domingos, NiteróiResumo
As dimensões cultural e histórica têm sido utilizadas para legitimar políticas de urbanismo e ações de city-marketing através da ideia de planejamento estratégico. A cultura tem sido apropriada de forma mercadológica e inserida nos circuitos de consumo em diferentes cidades do mundo. As políticas de image-making atendem à lógica de que a cidade, ela própria gerida e consumida como uma mercadoria, precisa inserir-se em uma rede internacional para disputar e viabilizar a entrada de capital estrangeiro. Grandes projetos de “revitalização” de áreas centrais utilizam a recuperação do patrimônio histórico-cultural bem como realizam ações publicitárias de seus “monumentos” arquitetônicos como forma de garantir a adesão dos investidores a essas intervenções. A cidade de Niterói construiu, ao longo das últimas décadas, uma identidade cultural que vem sendo utilizada habilmente na direção de um modelo cidade-empresa cultural. Uma análise dos materiais de divulgação da cidade produzidos recentemente pela Niterói Empresa de Lazer e Turismo (NELTUR), empresa responsável por desenvolver o turismo na cidade, bem como os textos disponibilizados pela Secretaria Estadual de Cultura sobre as atrações turísticas da cidade refletem a filiação a essa lógica globalizante.
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