A política pública local na atração de indústrias: observações sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais no município de Resende (RJ)

Autores

  • Bianca Louzada Xavier Vasconcellos Universidade Federal Rural Do Rio de Janiero
  • Carlos Leonardo Gomes Fernandes Universidade Federal Rural Do Rio de Janiero
  • Duglas Monteiro de Almeida Universidade Federal Rural Do Rio de Janiero
  • Carlos Alberto Sarmento do Nascimento UFFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v7i0.1626

Palavras-chave:

Desenvolvimento sustentável, Municípios e meio ambiente, Empreendedorismo e questões ambientais, Resende e pólo industrial

Resumo

Este trabalho tem por objetivo observar a alocação dos empreendimentos na cidade de Resende (RJ) e seus impactos na economia, na sociedade e no meio ambiente local e avaliar a atuação da política local na atração dessas indústrias. Para isso, foi utilizada bibliografia disponível, notícias de jornais e órgãos públicos, como o Instituto Estadual de Ambiente - INEA, além de dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro – CEPERJ; e Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – FIRJAN. Em 2011 a cidade se apresentou como a mais desenvolvida do estado do Rio de Janeiro. Contudo, seu crescimento econômico e desenvolvimento social,embora exibam um bom resultado na análise do Índice Municipal de Desenvolvimento Humano (IDHM), não há mensuração dos impactos e preocupações que envolvem as questões ambientais. A participação de órgãos ambientais, sociedade civil e governo federal se fazem necessárias para que se encontre um equilíbrio entre as necessidades sociais, do empresariado local e da natureza

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Louzada Xavier Vasconcellos, Universidade Federal Rural Do Rio de Janiero

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT), oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Carlos Leonardo Gomes Fernandes, Universidade Federal Rural Do Rio de Janiero

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT), oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

Duglas Monteiro de Almeida, Universidade Federal Rural Do Rio de Janiero

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT), oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Carlos Alberto Sarmento do Nascimento, UFFRJ

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Políticas Públicas (PPGDT), oferecido pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Downloads

Publicado

2018-02-11

Como Citar

Louzada Xavier Vasconcellos, B., Gomes Fernandes, C. L., Monteiro de Almeida, D., & Sarmento do Nascimento, C. A. (2018). A política pública local na atração de indústrias: observações sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais no município de Resende (RJ). Ensaios, 7, 206-222. https://doi.org/10.22409/re.v7i0.1626

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)