O discurso sustentável e suas contradições no setor sucroenergético: um olhar sobre as condições de trabalho no corte de cana de açúcar
DOI:
https://doi.org/10.22409/re.v7i0.1620Palavras-chave:
Globalização, relações de trabalho, setor sulcroenergético, trabalhadores manuais.Resumo
O objetivo geral desse artigo é compreender como o novo contexto da economia global influenciou as relações de trabalho no âmbito do setor sucroenergético, com destaque para os trabalhadores do corte manual da cana de açúcar e suas condições de trabalho. Para isso, leva-se em consideração dois prontos principais: a estratégia do patronato e que diz respeito ao sistema de remuneração adotado pelas usinas; e as transformações no setor sucroenergético após a década de 2000 e seus desdobramentos sobre a força de trabalho. Para cumprir tais objetivos é necessário um levantamento bibliográfico em fontes secundárias de pesquisa (teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos acadêmicos) e em outros documentos (como reportagens em jornais e documentos de órgãos públicos) que sejam capazes de evidenciar e fornecer subsídios para um questionamento mais elucidativo a respeito da questão que se propõe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.