Aprendizagem e Liberdade na Prática Educativa: Uma Experiência na Disciplina Sociologia da Educação.
DOI:
https://doi.org/10.22409/re.v8i0.1761Palavras-chave:
Sistema Educacional, Sociologia da Educação, Alternativas Educativas.Resumo
O presente artigo pretende promover uma reflexão acerca da abordagem educativa proposta por Hélène Cecile Petry, professora da Universidade Federal Fluminense, na disciplina Sociologia da Educação. Iniciaremos com a exposição das principais críticas ao sistema educacional convencional, formuladas pela Sociologia da Educação. Em um segundo momento, apresentaremos a abordagem filosófica utilizada por Hélène e logo depois passaremos às considerações do corpo discente em relação às experiências vividas durante os encontros, como as dinâmicas realizadas; as expectativas de cada um para as reuniões, objetivadas em um grande mural denominado “Quadro dos Sonhos”; as trocas de saberes realizadas em atividade homônima e seus respectivos projetos finais. Sugerimos ainda uma reflexão sobre duas perguntas propostas por Hélène. A primeira, apresentada por ela nos encontros iniciais “Como a educação formal influencia nas relações sociais?” e uma segunda que surge das reflexões de Hélène diante das vivências nos encontros, “Como a abordagem pedagógica desta disciplina influenciou nossas relações?”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.