Aprendizagem e Liberdade na Prática Educativa: Uma Experiência na Disciplina Sociologia da Educação.

Autores

  • Bianca Elis de Oliveira UFF
  • Gustavo Affonso Marinho UFF
  • Emmanuelle Messias Moritz UFF
  • Helena Oliveira Lima UFF
  • Tatiane Figueredo dos Santos UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v8i0.1761

Palavras-chave:

Sistema Educacional, Sociologia da Educação, Alternativas Educativas.

Resumo

O presente artigo pretende promover uma reflexão acerca da abordagem educativa proposta por Hélène Cecile Petry, professora da Universidade Federal Fluminense, na disciplina Sociologia da Educação. Iniciaremos com a exposição das principais críticas ao sistema educacional convencional, formuladas pela Sociologia da Educação. Em um segundo momento, apresentaremos a abordagem filosófica utilizada por Hélène e logo depois passaremos às considerações do corpo discente em relação às experiências vividas durante os encontros, como as dinâmicas realizadas; as expectativas de cada um para as reuniões, objetivadas em um grande mural denominado “Quadro dos Sonhos”; as trocas de saberes realizadas em atividade homônima e seus respectivos projetos finais. Sugerimos ainda uma reflexão sobre duas perguntas propostas por Hélène. A primeira, apresentada por ela nos encontros iniciais “Como a educação formal influencia nas relações sociais?” e uma segunda que surge das reflexões de Hélène diante das vivências nos encontros, “Como a abordagem pedagógica desta disciplina influenciou nossas relações?”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bianca Elis de Oliveira, UFF

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense e mestranda em Sociologia pela mesma instituição.

Gustavo Affonso Marinho, UFF

Graduando em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense

Emmanuelle Messias Moritz, UFF

Graduanda em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense

Helena Oliveira Lima, UFF

Graduanda em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense

Tatiane Figueredo dos Santos, UFF

Graduanda em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2015-12-26

Como Citar

Elis de Oliveira, B., Affonso Marinho, G., Messias Moritz, E., Oliveira Lima, H., & Figueredo dos Santos, T. (2015). Aprendizagem e Liberdade na Prática Educativa: Uma Experiência na Disciplina Sociologia da Educação. Ensaios, 8, 133-146. https://doi.org/10.22409/re.v8i0.1761