O “deserto (que) funda”: a figura polissêmica do sertanejo na obra Pedra do Reino de Ariano Suassuna

Autores

  • Juliana Rodrigues Morais Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v9i0.1890

Palavras-chave:

Ariano Suassuna, A Pedra do Reino, literatura, pensamento social brasileir

Resumo

Este trabalho apresenta de início os olhares dicotômicos produzidos sobre o sertão e seus personagens, onde a perspectiva negativa da região e de seus habitantes perpassa pelas narrativas da literatura nacional em que a nação e modernidade, muitas vezes, se colocavam em polos opostos em relação ao Nordeste. Uma proposta de leitura da figura do sertanejo pela perspectiva de Ariano Suassuna, mais especificamente pela sua obra A Pedra do Reino, problematiza tais arranjos apresentando em seu conteúdo histórico, na forma e como produção do pensamento social, uma linguagem que consagra não somente o autor, mas a literatura brasileira e principalmente o sertanejo, edificado positivamente na narrativa brasileira.

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Biografia do Autor

Juliana Rodrigues Morais, Universidade Federal Fluminense

Graduando  em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2016-04-13

Como Citar

Rodrigues Morais, J. (2016). O “deserto (que) funda”: a figura polissêmica do sertanejo na obra Pedra do Reino de Ariano Suassuna. Ensaios, 9, 7-16. https://doi.org/10.22409/re.v9i0.1890