Metropolização e desigualdades: Notas sobre a dinâmica de crescimento populacional e a produção do patrimônio cultural da cidade de Ribeirão das Neves (MG - Brasil)

Autores

  • Nayara de Amorim Salgado Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v10i0.2325

Palavras-chave:

Ribeirão das Neves, crescimento demográfico, segregação socioespacial, impacto sociocultural.

Resumo

Propõe-se aqui uma análise sobre a cidade de Ribeirão das Neves, componente da região metropolitana de Belo Horizonte, a partir das dinâmicas demográficas e sociais que marcaram a constituição da cidade ao longo do tempo, relacionando-as com a construção da identidade do lugar e seu patrimônio. Identifico três fases do crescimento populacional de Ribeirão das Neves para reflexão e relaciono sua expansão com a criação de uma identidade negativa da cidade e de seus moradores, que influencia a sensação de pertencimento e consequentemente o abandono do patrimônio de Ribeirão das Neves. São realizados apontamentos sobre as ausências e permanências do patrimônio cultural da cidade assim como as dificuldades de preservação (material e imaterial).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nayara de Amorim Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais.

Downloads

Publicado

2017-04-03

Como Citar

de Amorim Salgado, N. (2017). Metropolização e desigualdades: Notas sobre a dinâmica de crescimento populacional e a produção do patrimônio cultural da cidade de Ribeirão das Neves (MG - Brasil). Ensaios, 10, 50-71. https://doi.org/10.22409/re.v10i0.2325

Edição

Seção

Artigos Originais