Metropolização e desigualdades: Notas sobre a dinâmica de crescimento populacional e a produção do patrimônio cultural da cidade de Ribeirão das Neves (MG - Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.22409/re.v10i0.2325Palavras-chave:
Ribeirão das Neves, crescimento demográfico, segregação socioespacial, impacto sociocultural.Resumo
Propõe-se aqui uma análise sobre a cidade de Ribeirão das Neves, componente da região metropolitana de Belo Horizonte, a partir das dinâmicas demográficas e sociais que marcaram a constituição da cidade ao longo do tempo, relacionando-as com a construção da identidade do lugar e seu patrimônio. Identifico três fases do crescimento populacional de Ribeirão das Neves para reflexão e relaciono sua expansão com a criação de uma identidade negativa da cidade e de seus moradores, que influencia a sensação de pertencimento e consequentemente o abandono do patrimônio de Ribeirão das Neves. São realizados apontamentos sobre as ausências e permanências do patrimônio cultural da cidade assim como as dificuldades de preservação (material e imaterial).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.