A noção de sujeito cognoscente em Kant e Weber: influências e especificidades

Autores

  • Carolina Stéphanie Rodrigues Gonçalves

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v11i0.2674

Palavras-chave:

Epistemologias, Kant, Sujeito transcendental, Weber, Sujeito histórico.

Resumo

Busco oferecer uma análise da noção de sujeito cognoscente a partir de dois registros epistemológicos: o kantiano e o weberiano. Para tanto, delineio a primeira destas duas noções - o sujeito transcendental - sob a perspectiva de Kant (I), a partir das seguintes questões: i) as fontes do conhecimento; ii) o papel desempenhado pelo sujeito; e iii) a demarcação finita constitutiva da realidade cognoscível (fenômenos). Analisá-las-ei a partir das aparições desta noção na sua própria obra Crítica da razão pura (1781). Em seguida, passo a analisar como a noção de sujeito cognoscente aparece, sobretudo, no ensaio A "objetividade" do conhecimento na ciência social e na ciência política, de Weber, (II), visando mostrá-la sob as seguintes questões: i) o impasse epistemológico entre as noções de trabalho cognitivo e empiria; e ii) a questão da subjetividade na estratégia cognitiva weberiana. Concluo com uma breve análise das principais influências da corrente neokantista sobre a noção weberiana de sujeito cognoscente e as especificidades apresentadas por esta em relação àquela.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Stéphanie Rodrigues Gonçalves

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG). Atualmente é bolsista-voluntária do Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica (PIVIC/CNPq).

Downloads

Publicado

2018-01-25

Como Citar

Rodrigues Gonçalves, C. S. (2018). A noção de sujeito cognoscente em Kant e Weber: influências e especificidades. Ensaios, 11, 95 -113. https://doi.org/10.22409/re.v11i0.2674

Edição

Seção

Artigos Originais