A Turistificação de Favelas no Cenário dos Megaeventos
DOI:
https://doi.org/10.22409/re.v12i0.2909Palavras-chave:
Turismo, Megaeventos, Violência, Empreendedorismo, Urbanismo MilitarizadoResumo
Considerando seu potencial para modificação do imaginário urbano, durante o período de preparação para a Copa do Mundo e Olimpíadas, processos de turistificação são percebidos sobre determinadas favelas do Rio de Janeiro, constituindo a produção destes lugares como marca e mercadoria, além da expansão de fronteiras urbanas e de mercado. A favela Santa Marta, entendida como um local de reconfiguração estratégica de políticas do Estado, é afetada por forças de governamentalidade e mercantilização de espaços e formas de vidas, articulados à reprodução da lógica militarizada de gestão de territórios urbanos”, evidenciando o deslocamento onde cada vez mais o governo das cidades e o governo da segurança se entrelaçam e se confundem. Nas discussões deste trabalho, pretende-se analisar criticamente os diversos desdobramentos sócio-urbanos na “favela modelo” a partir do turismo relacionado à militarização e ao empreendedorismo.
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