Ensaio sobre a colonialidade através da história da república democrática do congo: da necropolítica à transmodernidade.
DOI:
https://doi.org/10.22409/re.v14i1.40139Palavras-chave:
República Democrática do Congo, colonização, colonialidade, necropolítica, transmodernidade, ÁfricaResumo
O presente trabalho pretende abordar temas como necropolítica, colonização, colonialidade e transmodernidade através da perspectiva histórica da República Democrática do Congo (RDC) e a Grande Guerra do Congo (1998-2003), exemplificando alguns dos reflexos da colonialidade na modernidade. O intuito desse ensaio é ilustrar as teorias de autores como Achille Mbembe, Aníbal Quijano, Aimé Césaire, Ramón Grosfoguel, Walter Mignolo e Júlio Roberto Pinto com os acontecimentos do país africano desde a colonização até a Grande Guerra, na virada do século XX para o século XXI.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.