Repensando os cânones do Pensamento Social Brasileiro: as teses de 1905, de Manoel Bomfim.

Autores

  • Patrick Silva dos Santos Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS).
  • José Geraldo dos Santos Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Programa de Pós-graduação em História (PPGH).

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.40767

Palavras-chave:

Manoel Bomfim, cânones, interpretação do Brasil, formação social, Pensamento social brasileiro.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as teses de Manoel Bomfim (1868-1932) em A América Latina: males de origem (1905), livro escrito no período em que ele se doutorava na França. Com isso, pretendemos demonstrar a importância de suas teses, no que concerne, uma forma de interpretar o Brasil que o aproxima das produções posteriores dos cânones pertencentes a chamada, geração de 30. Assim, a reflexão do médico sergipano em relação ao problema brasileiro e latino-americano subsidiou a formação de textos posteriores de outros autores (ainda que, sem ter sido citado diretamente). Em síntese, estes elementos orientam-nos na adoção de uma perspectiva de repensar os cânones do Pensamento Social Brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Silva dos Santos, Universidade Federal Fluminense (UFF), Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS).

Doutorando em Sociologia. Pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia (PPGS), da Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Sociologia. Pelo mesmo programa e instituição; graduado em Ciências Sociais. Pelas Faculdades Integradas Campograndenses (FEUC/FIC); docente de sociologia concursado da Rede Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ) desde 2015.

José Geraldo dos Santos, Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), Programa de Pós-graduação em História (PPGH).

Doutorando em História. Pelo Programa de Pós-graduação em História (PPGH), da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO); mestre em História pela mesma instituição; especialista em Ensino de Sociologia pela Faculdade de Educação (FE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); graduado em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desde 1991 é docente de Sociologia concursado da Rede Estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ).

Downloads

Publicado

2021-03-25

Como Citar

Silva dos Santos, P., & dos Santos, J. G. (2021). Repensando os cânones do Pensamento Social Brasileiro: as teses de 1905, de Manoel Bomfim. Ensaios, 17, 67-89. https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.40767

Edição

Seção

Artigos Originais