Emoções para sentir e pensar: interações entre professores e alunos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.40845

Palavras-chave:

Emoção, Sociologia, Educação, Ensino Médio

Resumo

Pretende-se compreender o papel das emoções no processo formativo dos jovens de escolas estaduais em Nova Iguaçu, mediante análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas que foram realizadas com dois professores e dois alunos destas escolas. Considerando os sentimentos que expressamos como mediados por normas coletivas implícitas que orientam comportamentos, investiga-se como as emoções nas performances dos docentes e discentes são expressadas para lidar com o processo de ensino e aprendizagem. Também se analisa alguns significados atribuídos à hierarquia na relação entre educadores e estudantes, e como ocorre a negociação destas posições hierárquicas entre eles no processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Navarone Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/ Fundação Oswaldo Cruz

Bacharel e Licencianda em Ciências Sociais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Instituto de Ciências Sociais. Mestranda em Ensino em Biociências e Saúde na Fundação Oswaldo Cruz/ Instituto Oswaldo Cruz.

Downloads

Publicado

2021-03-25

Como Citar

Santos, B. N. (2021). Emoções para sentir e pensar: interações entre professores e alunos. Ensaios, 17, 49-66. https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v17.40845

Edição

Seção

Artigos Originais