Inovação curricular: contribuições finlandesas para estruturação de programas brasileiros de formação continuada de professores.
DOI:
https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42996Palavras-chave:
Formação de Professores, Currículo, Metodologias Ativas.Resumo
O presente artigo tem por objetivo apresentar o currículo de dois programas de formação de professores que podem ter o potencial de atender às demandas de formação continuada de professores frente aos novos desafios educacionais. O primeiro é o Programa VET III - Teacher for the Future, estruturado por educadores finlandeses, e o segundo é o curso MAES Metodologias Ativas de Aprendizagem para o Estudante do Século XXI, estruturado por educadores brasileiros egressos do Programa VET. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa. Os referenciais teórico-metodológicos pautam-se na pesquisa aplicada, com características da etnografia. Dentro dos aspectos modificados pelo MAES destacam-se: o público-alvo, acréscimo de rubricas e narrativas como instrumento de avaliação, concomitância da formação com a atuação e a individualização do currículo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista reserva aos autores os direitos autorais dos textos publicados, enquanto aqueles concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo permitida a posterior reprodução do trabalho, desde que citada a devida fonte. Conceitos e opiniões expressos nos trabalhos publicados são de responsabilidade exclusiva dos autores, não refletindo obrigatoriamente a opinião editorial da Revista Ensaios.