A utilização de um simulador para o ensino do processo do efeito estufa, apoiado pela teoria de desenvolvimento de Jean Piaget

Autores

  • Willian Guimarães de Carvalho Costa Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.22409/ensaios.v20.50616

Resumo

Jean Piaget é prospector da teoria do desenvolvimento cognitivo que nos diz que a criança passa por diferentes estágios de desenvolvimento conforme a progressão de sua idade, o que resulta em diferentes situações de aprendizagens. A utilização de simuladores no ensino pode ser relacionada com a teoria de Piaget, especialmente no que diz respeito ao estágio das operações formais, e esta relação pode trazer contribuições para a prática docente e para o processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Willian Guimarães de Carvalho Costa, Universidade Federal de Itajubá

Licenciado em Química, Licenciando em Ciencias Biológicas e Mestrando em Educação em Ciências (PPGEC) pela Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI.

Durante a primeira graduação atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciaçõa à Docência (PIBID), e demais projetos de extensão. Atualmente tem interesse pelas áreas de Educação, Ensino de Ciências, Ensino de Química e Divulgação Científica.

Referências

BECKER, Fernando. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire: Da ação à operação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

CARRARO, F. L.; PEREIRA, R. F. O uso de simuladores virtuais do Phet como metodologia de ensino de eletrodinâmica. Cadernos PDE – Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor pde. [Versão Online]. ISBN 978-85-8015-080-3. 2014. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_uem_fis_artigo_francisco_luiz_carraro.pdf>. Acesso em: 26 jun. 2021.

FERREIRA, G. A. O uso da tecnologia em sala de aula. In: V Conapesc – Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências. Anais. ISSN 2525-3999. Campina Grande: Realize Editora, 2020.

GOMES, R. C. S.; GHEDIN, E. O desenvolvimento cognitivo na visão de Jean Piaget e suas implicações à educação científica. VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – Resumos. 2011. Campinas – SP. Disponível em: <http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1092-2.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2021.

LEAL, M. M.; SILVA, A. T. S.; MENEZES, L. S. A utilização do simulador Phet como ferramenta de ensino nas aulas on-line de ciências em uma escola do município de Água Branca – PI. In: VII Conedu - Congresso Nacional de Educação. ISSN: 2358-8829. Maceió – AL, 2020.

MACEDO, M. V. de. NASCIMENTO, M. S.; BENTO, L. Educação em Ciência e as “Novas tecnologias”. Revista Práxis. Ano V, nº 9. Junho de 2003. p. 17-23.

PHET - INTERACTIVE SIMULATIONS. Universidade do Colorado em Boulder. O efeito estufa. Disponível em: <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/legacy/greenhouse>. Acesso em: 26 jun. 2021.

PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência na criança. 4ª ed. Rio de janeiro: Zahar, 1973.

____________. O nascimento da inteligência da criança. Editora Crítica: São Paulo, 1986.

SILVA, P. S. M da; VIANA, M. N.; CARNEIRO, S. N. V. O desenvolvimento da adolescência na teoria de Piaget. Psicologia.pt – O portal dos psicólogos. [Trabalho de Curso]. 2011. Disponível em: <https://www.psicologia.pt/artigos/textos/TL0250.pdf>. Acesso em: 24 jun. 2021.

Downloads

Publicado

2024-08-06

Como Citar

Costa, W. G. de C. (2024). A utilização de um simulador para o ensino do processo do efeito estufa, apoiado pela teoria de desenvolvimento de Jean Piaget. Ensaios, 20, 92-99. https://doi.org/10.22409/ensaios.v20.50616

Edição

Seção

Ensaios