1984

a transposição do campo político da linguagem e poder simbólico em Orwell

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.51157

Palavras-chave:

1984, George Orwell, Campo Político, Habitus, Sociologia da Arte

Resumo

O estudo foca na análise sociológica sobre como o campo da linguagem encontra congruências e extensões no campo político da realidade, na obra literária 1984, de George Orwell. Para isso são debatidos: a posição social do autor como escritor e crítico social; a configuração do campo da linguagem no campo político, a internalização de um habitus; e a coletividade na obra. A pesquisa possui caráter bibliográfico, faz uso de livros e artigos que debatam a reificação racionalizada na sociedade, a formação do indivíduo e de um habitus para a análise do campo da linguagem em 1984. A exploração expõe um modus operandi típico de sistemas autoritários, porém também localiza a relação que pode romper com tal sistema. A investigação busca encorpar a análise da literatura como ferramenta de análise social. Não busca limitar ou encerrar o debate, mas tem o propósito de fornecer resultados para os fenômenos sociais que se fazem contemporâneos, a partir do campo da sociologia e da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maurício Brugnaro Júnior, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Graduando em Ciências Sociais no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) com ênfase em Sociologia. Membro do Laboratório de Pensamento Político (PEPOL/Unicamp). Pesquisador-associado do Núcleo Práxis de pesquisa, educação popular e política/Universidade de São Paulo (USP).

 

Referências

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 8 ed., 2015.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Petrópolis: Editora Vozes, 22ª reimpressão, 1997.

LUKÁCS, Georg. História e consciência de classe: estudos sobre a dialética marxista. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

MARQUEZAN, Reinoldo. Aprendizagem e dificuldades de aprendizagem. Cadernos de Ensino, Pesquisa e Extensão, Santa Maria: Lapedoc, n. 37, 2000.

ORWELL, George. 1984. São Paulo: Editora Schawarcz S.A., Companhia das Letras, 45ª reimpressão, 2020.

REGO, Teresa Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 14. ed. 2002.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

VYGOTSKY, Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília/DF: Editora Universidade de Brasília, 1991.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Brugnaro Júnior, M. (2021). 1984: a transposição do campo político da linguagem e poder simbólico em Orwell. Ensaios, 19, 82-98. https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.51157

Edição

Seção

Artigos Originais