Uma Jornada Cientíca pela Planície

Autores

  • Anelize dos Santos Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Bruno Azevedo Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.52231

Palavras-chave:

Revistas Discentes, Graduação, Sociologia

Resumo

O  presente texto tem o objetivo de relatar as experiências no exercício de produção científica, a partir da vivência no corpo editorial de uma revista científica de graduação em Ciências Sociais, destacando pontos de relevância nessa trajetória, discutidos durante o IV Fórum Revistas Digitais de Discentes em Ciências Sociais, organizada pela Revista Ensaios para compor a programação do XXI Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS). Pretendemos, nessa narrativa, compartilhar as adversidades e progressos vivenciados durante a atuação como editores executivos de uma jovem revista científica discente, que apesar de ter pouco tempo e poucos recursos, já se coloca como publicação de caráter internacional no que tange à origem dos autores publicados, além de ter em suas edições produções vindas de universidades de diversos estados brasileiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anelize dos Santos Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Editora da Revista Discente Planície Científica - Graduanda em Ciências Sociais - Universidade Federal Fluminense.

Bruno Azevedo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Bacharel em Ciências Sociais pela UFF e Mestrando em Integração Contemporânea da América Latina no PPGICAL/UNILA

Referências

DE ALMEIDA, Cínthia Reggiane Cordeiro; DE CASTRO, Edjael Muniz. A Importância da produção científica nas Universidades. In: XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD). 2016.

MARTINS, G. A.Considerações sobre os doze anos do Caderno de Estudos. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 13, n. 30, p. 81-88, 2002.

OLIVEIRA, Thaiane et al. E se os editores de revistas científicas parassem? A precarização do trabalho acadêmico para além da pandemia. Revista Contracampo, v. 39, n. 2, 2020.

Trzesniak, Piotr (2009): A estrutura editorial de um periódico científico. In: A. A. Z. P.

Sabadini, M. I. C. Sampaio, S. H. Koller (Orgs.) Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica (pp. 87-102). São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia; Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Ribeiro, A. dos S., & Azevedo, B. . (2021). Uma Jornada Cientíca pela Planície. Ensaios, 19, 132-140. https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.52231

Edição

Seção

Relatos de Experiência