Aprendizagem e Liberdade na Prática Educativa: Uma Experiência na Disciplina Sociologia da Educação.

Autores

  • Bianca Elis de Oliveira UFF
  • Gustavo Affonso Marinho UFF
  • Emmanuelle Messias Moritz UFF
  • Helena Oliveira Lima UFF
  • Tatiane Figueredo dos Santos UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v8i0.1761

Palavras-chave:

Sistema Educacional, Sociologia da Educação, Alternativas Educativas.

Resumo

O presente artigo pretende promover uma reflexão acerca da abordagem educativa proposta por Hélène Cecile Petry, professora da Universidade Federal Fluminense, na disciplina Sociologia da Educação. Iniciaremos com a exposição das principais críticas ao sistema educacional convencional, formuladas pela Sociologia da Educação. Em um segundo momento, apresentaremos a abordagem filosófica utilizada por Hélène e logo depois passaremos às considerações do corpo discente em relação às experiências vividas durante os encontros, como as dinâmicas realizadas; as expectativas de cada um para as reuniões, objetivadas em um grande mural denominado “Quadro dos Sonhos”; as trocas de saberes realizadas em atividade homônima e seus respectivos projetos finais. Sugerimos ainda uma reflexão sobre duas perguntas propostas por Hélène. A primeira, apresentada por ela nos encontros iniciais “Como a educação formal influencia nas relações sociais?” e uma segunda que surge das reflexões de Hélène diante das vivências nos encontros, “Como a abordagem pedagógica desta disciplina influenciou nossas relações?”.

Downloads

Biografia do Autor

  • Bianca Elis de Oliveira, UFF
    Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense e mestranda em Sociologia pela mesma instituição.
  • Gustavo Affonso Marinho, UFF
    Graduando em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense
  • Emmanuelle Messias Moritz, UFF
    Graduanda em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense
  • Helena Oliveira Lima, UFF
    Graduanda em Sociologia pela Universidade Federal Fluminense
  • Tatiane Figueredo dos Santos, UFF
    Graduanda em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense

Downloads

Publicado

2015-12-26

Como Citar

Aprendizagem e Liberdade na Prática Educativa: Uma Experiência na Disciplina Sociologia da Educação. (2015). Ensaios, 8, 133-146. https://doi.org/10.22409/re.v8i0.1761