Inovação curricular: contribuições finlandesas para estruturação de programas brasileiros de formação continuada de professores.

Autores

  • Azenaide Abreu Soares Vieira
  • Conceição de Maria Cardoso Costa
  • Essi Ryymin

DOI:

https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42996

Palavras-chave:

Formação de Professores, Currículo, Metodologias Ativas.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar o currículo de dois programas de formação de professores que podem ter o potencial de atender às demandas de formação continuada de professores frente aos novos desafios educacionais. O primeiro é o Programa VET III - Teacher for the Future, estruturado por educadores finlandeses, e o segundo é o curso MAES Metodologias Ativas de Aprendizagem para o Estudante do Século XXI, estruturado por educadores brasileiros egressos do Programa VET. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e explicativa. Os referenciais teórico-metodológicos pautam-se na pesquisa aplicada, com características da etnografia. Dentro dos aspectos modificados pelo MAES destacam-se: o público-alvo, acréscimo de rubricas e narrativas como instrumento de avaliação, concomitância da formação com a atuação e a individualização do currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-02

Como Citar

Abreu Soares Vieira, A., de Maria Cardoso Costa, C., & Ryymin, E. (2020). Inovação curricular: contribuições finlandesas para estruturação de programas brasileiros de formação continuada de professores. Ensaios, 15, 10-35. https://doi.org/10.22409/re.v15i0.42996

Edição

Seção

Artigos Originais