Indumentária, pertencimento e diferenciação: o papel das roupas na construção de uma identidade coletiva gótica.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v16.44437

Palavras-chave:

identidade, subcultura, gótico, diferença, pertencimento.

Resumo

A subcultura gótica é remanescente de uma safra de culturas juvenis oriundas do final da década de 70 e do início da década de 80. Assumindo, na modernidade, papel fundamental na identidade de grupo, a moda e a indumentária passam a ser um meio de expressão da auto-identidade dos indivíduos e, também, um indicador de pertencimento ao grupo e diferenciação na sociedade. A partir dos estudos de identidade de Stuart Hall e Anthony Giddens, combinados com o conceito de moda trabalhado por Gilles Lipovetsky e o hibridismo homem-objeto proposto por Daniel Miller, busca-se uma reflexão acerca do papel
da indumentária enquanto extensão da auto-identidade formada pelos integrantes da subcultura gótica, bem como na construção de uma identidade coletiva.

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Biografia do Autor

  • Stella Mendonça Caetano, Universidade Federal Fluminense

    Mestranda no Programa de PósGraduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF).

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Publicado

2020-12-23

Edição

Seção

Ensaios

Como Citar

Indumentária, pertencimento e diferenciação: o papel das roupas na construção de uma identidade coletiva gótica. (2020). Ensaios, 16, 176-192. https://doi.org/10.22409/revistaensaios.v16.44437