Uma Jornada Cientíca pela Planície

Autores

  • Anelize dos Santos Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Bruno Azevedo Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.22409/ensaios.v19.52231

Palavras-chave:

Revistas Discentes, Graduação, Sociologia

Resumo

O  presente texto tem o objetivo de relatar as experiências no exercício de produção científica, a partir da vivência no corpo editorial de uma revista científica de graduação em Ciências Sociais, destacando pontos de relevância nessa trajetória, discutidos durante o IV Fórum Revistas Digitais de Discentes em Ciências Sociais, organizada pela Revista Ensaios para compor a programação do XXI Congresso Brasileiro de Sociologia (SBS). Pretendemos, nessa narrativa, compartilhar as adversidades e progressos vivenciados durante a atuação como editores executivos de uma jovem revista científica discente, que apesar de ter pouco tempo e poucos recursos, já se coloca como publicação de caráter internacional no que tange à origem dos autores publicados, além de ter em suas edições produções vindas de universidades de diversos estados brasileiros.

Downloads

Biografia do Autor

  • Anelize dos Santos Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

    Editora da Revista Discente Planície Científica - Graduanda em Ciências Sociais - Universidade Federal Fluminense.

  • Bruno Azevedo, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

    Bacharel em Ciências Sociais pela UFF e Mestrando em Integração Contemporânea da América Latina no PPGICAL/UNILA

Referências

DE ALMEIDA, Cínthia Reggiane Cordeiro; DE CASTRO, Edjael Muniz. A Importância da produção científica nas Universidades. In: XIX Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência e Gestão da Informação (EREBD). 2016.

MARTINS, G. A.Considerações sobre os doze anos do Caderno de Estudos. Revista Contabilidade & Finanças - USP, v. 13, n. 30, p. 81-88, 2002.

OLIVEIRA, Thaiane et al. E se os editores de revistas científicas parassem? A precarização do trabalho acadêmico para além da pandemia. Revista Contracampo, v. 39, n. 2, 2020.

Trzesniak, Piotr (2009): A estrutura editorial de um periódico científico. In: A. A. Z. P.

Sabadini, M. I. C. Sampaio, S. H. Koller (Orgs.) Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica (pp. 87-102). São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia; Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Como Citar