CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE 7 A 9 ANOS SOBRE EFEITO ESTUFA E ESCASSEZ DE ÁGUA E SUA PERCEPÇÃO SOBRE O FUTURO DO MUNDO

Autores

  • Renata H. M. Santos Bolsista de Iniciação Científica – Santander/ USP/ Departamento de Economia, Administração e Sociologia / ESALQ- USP
  • Vânia G. Massabni Departamento de Economia, Administração e Sociologia / ESALQ - USP

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i3.a21008

Resumo

Este trabalho investigou as concepções de estudantes de 7 a 9 anos sobre dois temas ambientais: agravamento do efeito estufa e escassez de água. O objetivo foi analisar como crianças desta faixa etária entendem tais temas e verificar se concebem estes problemas como insolúveis. Foram criadas duas histórias hipotéticas para as entrevistas clínicas, ao modo como proposto por Piaget. Notou-se que, na concepção das crianças, estes problemas ambientais não são tidos como graves ou insolúveis. Nesta fase de desenvolvimento, tais problemas são restritos ao visível e imediato e, embora compreendam bem a escassez de água, não entendem o efeito estufa e nem as interferências humanas para o agravamento destes problemas. Conclui- se que o professor necessita valorizar aspectos visíveis da realidade das crianças para que elas compreendam estes problemas, em atividades relacionadas ao modo de vida cotidiana. Os professores devem conhecer as concepções dos alunos, desfazendo confusões conceituais.

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Como Citar

Santos, R. H. M., & Massabni, V. G. (2013). CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE 7 A 9 ANOS SOBRE EFEITO ESTUFA E ESCASSEZ DE ÁGUA E SUA PERCEPÇÃO SOBRE O FUTURO DO MUNDO. Ensino, Saude E Ambiente, 5(3). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i3.a21008

Edição

Seção

Artigos