ABORDAGEM SOCIOCULTURAL DE SAÚDE E AMBIENTE PARA DEBATER OS PROBLEMAS DA DENGUE: UM ENFOQUE CTSA NO ENSINO DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i3.a21010Resumo
Realizamos um estudo de caso, onde a pesquisadora atuou como observadora-participante, que consistiu na aplicação de uma Unidade Didática, norteada pela Educação Ambiental para a Sustentabilidade e pelo enfoque Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente, utilizando a dengue como contexto. Participaram deste, três turmas do segundo ano do Ensino Médio, em um Colégio Estadual no Rio de Janeiro, no primeiro semestre de 2011. Aplicamos cinco atividades que resultaram em documentos produzidos pelos educandos, tratados utilizando a Análise de Conteúdo Temática. A categorização buscou estabelecer a organização dos dados em bruto e, para determiná-la, tomamos por base a generalidade dos textos produzidos, que passaram por um recenseamento, segundo a frequência da presença de certos itens. Procuramos levantar as percepções socioambientais, ampliar a visão das interações CTSA e aproximar o conteúdo propedêutico da realidade dos educandos. A visão redentora da ciência predominou. Em relação a dengue, notamos que muitos possuem fragilidades conceituais, porém, já refletem sobre atitudes preventivas. Sob o aspecto da sustentabilidade, os mesmos ampliaram as percepções referentes à problemática ambiental, iniciando um processo de questionamento, acrescentando maior criticidade em relação ao tema.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.