A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM CORPORAL ENTRE JOVENS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A QUESTÃO DA IDENTIDADE E DA DIFERENÇA E O PAPEL DO PROFESSOR
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i3.a21011Resumo
Esse estudo apresenta uma discussão da construção da imagem corporal entre jovens estudantes. Trata-se de uma etnografia escolar por nove meses em duas turmas de uma escola no Rio de Janeiro. Os resultados apontaram para a influência da opinião dos professores na formação de identidade dos alunos e no processo de construção da imagem corporal destes. A visão que os professores têm passado para seus alunos reflete a “ditadura da magreza”, reforçando a idéia de que a identidade está relacionada à magreza e a diferença à obesidade e, dessa forma, os alunos almejam pertencer “às normas”, “ser a identidade”. Como a alimentação está fortemente relacionada as formas corporais, os jovens lançam mão desse instrumento para modificarem seus corpos de forma acrítica e sem pensar nas consequências para a saúde.Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.