TRANSVERSALIDADE, FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA E PROMOÇÃO DA SAÚDE NO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i1.a21018Resumo
Este estudo visa a contribuir com debate sobre como a saúde é abordada nos livros de ciências. A pesquisa envolveu uma análise de conteúdo de textos que tratavam de temáticas relacionadas à saúde em uma coleção de grande penetração junto ao professorado. Perguntamos em que medida estes textos dialogam com os PCN, em particular no que diz respeito às principais orientações contidas neste documento para trabalhar aspectos relacionados à transversalidade, à formação para a cidadania e à promoção da saúde. Nossas análises mostraram uma defasagem entre as orientações contidas nos PCN e as abordagens da coleção, que se caracterizam pela ausência de discussões que considerem diferentes dimensões do conceito de saúde tais como renda, habitação, educação, alimentação adequada, ambiente saudável, recursos sustentáveis, equidade e justiça social.
Palavras chave: Educação em saúde, Análise de conteúdo, Livro didático, Tranversalidade, Promoção da saúde, Formação para a cidadania.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.