COM A MÃO NA MASSA NA MEDIÇÃO DA TERRA UMA EXPERIÊNCIA CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i1.a21019Resumo
O presente relato visa apresentar um trabalho de educação em ciências que resulta de uma parceira entre uma Creche Institucional e o Programa ABC na Educação Científica – Mão na Massa, fruto do intercâmbio entre as Academias de Ciências brasileira e francesa. Este trabalho salienta a necessidade de uma reflexão acerca das práticas educacionais ligadas ao cotidiano da Educação Infantil em uma creche que valoriza o ensino de ciências e saúde. Partimos da hipótese de que é possível envolver o sujeito em um processo intermitente de alfabetização científica desde a primeira etapa da Educação Básica, de modo a oferecer a ele a possibilidade de uma leitura de mundo que os permita intervir de forma crítica na sua realidade local e global. Nesta parceria aqui descrita, o objetivo foi trabalhar a construção do conhecimento como resultado de um processo sócio-interacionista, envolvendo crianças de faixa etária de quatro anos e cinco meses a cinco anos e cinco meses (turmas de Jardim) da Creche Institucional e seus educadores, bem como conhecer os conceitos do passado em relação à medição do tempo e posições astronômicas. Para isso, a parceria com cientistas do Planetário facilitou o exercício do método com as crianças para determinação do instante do meio dia solar. Tivemos também a oportunidade de começar a realizar trabalho em colaboração com crianças da mesma faixa etária na França, da região de Brest, com o objetivo de comparar as medições nas diferentes regiões do planeta. Este trabalho teve objetivos concomitantemente cognitivos, psicológicos, culturais e éticos, sendo especialmente importante para o desenvolvimento de uma reflexão sobre a formação de professores de educação infantil no que tange às práticas educacionais do cotidiano.
Palavras chave: Educação infantil, ensino de ciências, formação de educadores.
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