IMAGENS SONORAS DO AMBIENTE: EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ENSINO DE MÚSICA – RELATO DE UMA PESQUISA PARTICIPANTE NO ENSINO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM MÚSICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i1.a21021Resumo
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar a prática docente na licenciatura em música, com a finalidade deauxiliar a ação educativa acerca do ambiente sonoro e suas implicações na sociedade. Tem como aporte
teórico o trabalho de R. Murray Schafer, que desenvolveu um projeto chamado a Paisagem Sonora
Mundial, realizando um estudo sistematizado sobre a produção sonora em ambientes rurais e urbanos.
Buscou-se um elo entre o saber e a ação através da pesquisa participante, tendo os alunos e o professor do
Curso Superior de Licenciatura em Música como sujeitos. Investigou-se e construiu-se conceitos de
paisagem sonora, música, ambiente, som, ruído, poluição sonora. Concluí-se que a música pode auxiliar
criticamente à construção de uma consciência ecológica na busca da acuidade sonora e do vínculo que
pode ser estabelecido entre a educação ambiental e a educação musical. Ao fim do processo evidencia-se
que é responsabilidade do educador musical a construção desta acuidade chamada audição inteligente.
Palavras-chave: Ensino de Música; Ensino e Ambiente; Paisagem Sonora; Audição inteligente.
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