PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS

Autores

  • ROSA AZEVEDO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • PATRÍCIA TREVISAN UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS
  • AMARILDO GONZAGA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i1.a21023

Resumo

Este trabalho apresenta uma metodologia para a formação do conceito científico de saúde no Ensino de
Ciências Naturais, fundamentada na visão histórico-cultural, tendo como principal referência os estudos
de Vygostsky (2000; 2001). Procuramos articular a fundamentação teórica a um conjunto de ações para
que os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental construam, com a contribuição da mediação
do professor, o conceito científico de saúde. A metodologia proposta é composta de cinco momentos:
tematizando o assunto; definindo o problema; buscando soluções para o problema; sistematizando
conceitos; e socializando os conceitos construídos. Com isso, a metodologia contempla desde a
exposição dos conhecimentos espontâneos pelos estudantes até a sistematização e socialização dos
conhecimentos científicos. Buscamos especificar a atuação do professor como mediador, e a participação
ativa do estudante na construção do conhecimento, apontando as possíveis contribuições para a melhoria
na prática pedagógica no ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental, concebendo o
ensino-aprendizagem em Ciências como um processo que leva à construção do conhecimento. Dessa
forma, procuramos contribuir para um Ensino de Ciência na perspectiva da construção de conhecimento,
em que estudante de forma dinâmica, crítica e participativa possa identificar as situações propostas pelo
professor; formular de perguntas, a fim de solucionar o problema; emitir hipóteses fundamentadas nos
conhecimentos disponíveis; dialogar entre diferentes áreas do conhecimento; e elaborar produções
científicas do trabalho realizado, socializando-as. No entanto, para que isto aconteça, é importante que o
professor tenha clareza que o planejamento das ações deve favorecer a autonomia dos estudantes para
elaborar e compreender os conceitos científicos de saúde, usando-os em sua vida cotidiana.
Palavras-chave: Ensino de Ciências. Saúde. Conceitos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-08-30

Como Citar

AZEVEDO, R., TREVISAN, P., & GONZAGA, A. (2008). PROPOSIÇÃO DE METODOLOGIA PARA A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE SAÚDE NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS. Ensino, Saude E Ambiente, 1(1). https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i1.a21023

Edição

Seção

Artigos