RESGATE DA MEMÓRIA MEDIADO PELA FOTOGRAFIA: ENSINO DE CIÊNCIA-TECNOLOGIA-SOCIEDADE PARA FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO DO ENSINO PROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i1.a21025Resumo
O objetivo deste trabalho foi analisar a história da mostra de projetos temáticos realizados por alunos doEnsino Profissional, durante a Semana Acadêmica da Unidade Maracanã do Centro Federal de Educação
Tecnológica de Química de Nilópolis – RJ, a luz do movimento de Ciência - Tecnologia – Sociedade
(CTS). Tratou-se de uma pesquisa teórico-empírica, descritiva, com abordagem qualitativa, apoiada em
observações e dados construídos ao longo do trabalho com os sujeitos envolvidos. O objeto dessa
pesquisa foram os 25 anos da mostra de projetos temáticos da Semana da Química, que surgiu em 1978 e
ao longo dos anos, sofreu transformações na sua concepção e na forma de apresentação dos projetos.
Entrevistas realizadas com ex-dirigentes, ex-professores, ex-alunos e com pessoas da administração de
notório saber no campo da educação profissional demonstraram que o evento sofreu uma grande
transformação ao longo dos últimos 10 anos, especialmente, após a instituição ter passado a ser CEFET,
em 1999. As Feiras de Ciência e Tecnologia ultrapassaram os muros da escola demonstrando não apenas
o talento e a capacidade dos alunos, mas também a sua importância para divulgação e popularização da
ciência. O estudo mostrou que, nos últimos anos, o ensino de CTS está cada vez mais presente na mostra
de projetos temáticos realizada durante a Semana da Química. Os projetos foram desenvolvidos numa
perspectiva de abordagem temática, permitindo e requerendo uma abordagem interdisciplinar, o
desenvolvimento deles contribuiu para formação de cidadania, isto é, para formação integral do aluno do
Ensino Profissional.
Palavras-chave: memória, tecnologia, feira de ciência, educação científica, fotografia.
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