NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i2.a21027Resumo
O objetivo deste texto é o de evidenciar o importante papel do intercâmbio, troca ou“negociação”, de significados na aprendizagem significativa. Mais do que estratégias
didáticas, a captação de significados e, finalmente, o compartilhar significados são
essenciais para a aprendizagem significativa. Aliás, muitas estratégias e recursos
didáticos só contribuem para a aprendizagem significativa porque viabilizam a
negociação de significados. A argumentação feita ao longo do texto está baseada nas
teorias de David Ausubel (aprendizagem significativa), Lev Vygotsky (interação
pessoal mediadora) e D.B. Gowin (modelo triádico de um episódio de ensino).
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Captação de Significados, Interação
Social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.