NEGOCIAÇÃO DE SIGNIFICADOS E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

MARCO ANTONIO MOREIRA

Resumo


O objetivo deste texto é o de evidenciar o importante papel do intercâmbio, troca ou
“negociação”, de significados na aprendizagem significativa. Mais do que estratégias
didáticas, a captação de significados e, finalmente, o compartilhar significados são
essenciais para a aprendizagem significativa. Aliás, muitas estratégias e recursos
didáticos só contribuem para a aprendizagem significativa porque viabilizam a
negociação de significados. A argumentação feita ao longo do texto está baseada nas
teorias de David Ausubel (aprendizagem significativa), Lev Vygotsky (interação
pessoal mediadora) e D.B. Gowin (modelo triádico de um episódio de ensino).
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa, Captação de Significados, Interação
Social.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i2.a21027

Apontamentos

  • Não há apontamentos.