PROBLEMAS E PROBLEMATIZAÇÕES: IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i2.a21028Resumo
O trabalho apresenta e discute, utilizando o referencial teórico de Paulo Freire ospressupostos epistemológicos e as características de duas estratégias de aprendizagem
utilizadas no ensino superior na área da saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas
(ABP) e a Metodologia da Problematização (MP). Estas metodologias fundamentam-se
em diferentes visões teóricas e utilizam problemas como ponto de partida para o ensino
e aprendizagem dos alunos. Na MP, os problemas são formulados pelos alunos a partir
da observação da realidade. Na ABP, os problemas são elaborados por uma equipe de
especialistas para contemplar conhecimentos e atingir objetivos de aprendizagem
planejados. Com enfoques e pressupostos diferenciados quanto ao significado e
objetivos do processo de problematização, as duas propostas trazem consigo
implicações para a prática docente e para a formação dos profissionais da saúde.
Palavras-chave: Aprendizagem baseada em problemas, Problematização,
Epistemologia, Educação superior em saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.