MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR MEIO DA HORTA ESCOLAR

LEANDRO HENRIQUE WESOLOWSKI TAVARES, ROGADO JAMES

Resumo


Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) oferecem algumas possibilidades de
trabalho na linha de alimentos/alimentação, aparecendo temas como utilização dos
recursos disponíveis de forma equilibrada, plantio de hortas e árvores frutíferas, entre
outros. Nesse sentido, buscamos conhecer as possibilidades/contribuições do trabalho
com a horta nas aulas de Ciências. A pesquisa foi realizada a partir da parceria firmada
entre os Cursos de Química-Licenciatura (UNIMEP) e Ciências Biológicas
(ESALQ/USP) e uma Escola Estadual do município de Piracicaba-SP, envolvendo a
participação de estudantes universitários, formadores de professores, equipe
diretiva/pedagógica, professores do Ensino Fundamental e funcionários da unidade
escolar na realização de atividades relacionadas à horta com quintas e sextas séries do
Ensino Fundamental. O levantamento de dados seguiu as orientações de Lüdke e André
(1986) referentes à observação participante. Pudemos perceber contribuições
significativas na parceria Universidade-Escola, promovendo atividades que contemplam
o caráter conceitual, atitudinal e procedimental.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Horta.

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DOI: https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i2.a21031

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