MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR MEIO DA HORTA ESCOLAR

Autores

  • LEANDRO HENRIQUE WESOLOWSKI TAVARES UEP
  • ROGADO JAMES UNIMEP

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i2.a21031

Resumo

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) oferecem algumas possibilidades de
trabalho na linha de alimentos/alimentação, aparecendo temas como utilização dos
recursos disponíveis de forma equilibrada, plantio de hortas e árvores frutíferas, entre
outros. Nesse sentido, buscamos conhecer as possibilidades/contribuições do trabalho
com a horta nas aulas de Ciências. A pesquisa foi realizada a partir da parceria firmada
entre os Cursos de Química-Licenciatura (UNIMEP) e Ciências Biológicas
(ESALQ/USP) e uma Escola Estadual do município de Piracicaba-SP, envolvendo a
participação de estudantes universitários, formadores de professores, equipe
diretiva/pedagógica, professores do Ensino Fundamental e funcionários da unidade
escolar na realização de atividades relacionadas à horta com quintas e sextas séries do
Ensino Fundamental. O levantamento de dados seguiu as orientações de Lüdke e André
(1986) referentes à observação participante. Pudemos perceber contribuições
significativas na parceria Universidade-Escola, promovendo atividades que contemplam
o caráter conceitual, atitudinal e procedimental.
Palavras-chave: Ensino de Ciências, Horta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-30

Como Citar

TAVARES, L. H. W., & JAMES, R. (2008). MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR MEIO DA HORTA ESCOLAR. Ensino, Saúde E Ambiente, 1(2). https://doi.org/10.22409/resa2008.v1i2.a21031

Edição

Seção

Artigos