ABORDAGEM DA SEXUALIDADE HUMANA EM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS – DESVELANDO OS BASTIDORES DE UMA PROPOSTA

Autores

  • MARGARIDA CARVALHO DE SANTANA SANTA DOROTEIA/UFF
  • MONICA DE CASSIA VIEIRA WALDHELM CEFET

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i2.a21040

Resumo

Resumo
Neste texto, professoras, com longa militância em sala de aula, relatam o processo e os
desafios ao assumirem se tornarem autoras de livro didático. Após breves reflexões
sobre as questões referentes ao livro didático e ao currículo, as autoras revelam os
bastidores do processo de produção da proposta: estudos, pesquisas, reuniões e mais os
embates internos e as pressões externas. Optam por destacar a abordagem da
sexualidade humana e suas interfaces com a ciência e a saúde; os cuidados que se
impõem ao falar do corpo e da sexualidade em material didático, cujos textos e imagens
não reforcem crenças subjetivas, tabus e preconceitos, e nem disseminem informações
errôneas, mas sim, construam conhecimentos que gerem a prática do cuidado com o
corpo associado à promoção da saúde e à vivência prazerosa e responsável da
sexualidade.
Palavras-chave: livro didático – sexualidade – currículo – professores - ciências

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-30

Como Citar

SANTANA, M. C. D., & WALDHELM, M. D. C. V. (2009). ABORDAGEM DA SEXUALIDADE HUMANA EM LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS – DESVELANDO OS BASTIDORES DE UMA PROPOSTA. Ensino, Saúde E Ambiente, 2(2). https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i2.a21040

Edição

Seção

Artigos