O LIVRO DIDÁTICO EM CIÊNCIAS: CONDUTOR DOCENTE OU RECURSO PEDAGÓGICO?

Autores

  • ANA LÍDIA OSSAK
  • MARTA BELLINI

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i3.a21048

Resumo

Neste artigo apresentamos o resultado de uma investigação desenvolvida em setembro e
outubro de 2005 em uma sala de aula de 6a série de uma escola pública da região
noroeste do Paraná. O objetivo foi examinar, em uma situação de ensino de ciências, a
dinâmica argumentativa da professora/livro didático/alunos ou ethos/logos/pathos para
compreender como o livro era utilizado. Nossos resultados indicam que, na situação
estudada, o livro didático sobrepôs-se ao professor e aos alunos tornando a única voz da
dinâmica de comunicação em sala de aula.
Palavras-chave: argumentação, ensino de ciências, comunicação em sala de aula; livro
didático; ensino de nutrição das plantas.

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Publicado

2009-12-30

Como Citar

OSSAK, A. L., & BELLINI, M. (2009). O LIVRO DIDÁTICO EM CIÊNCIAS: CONDUTOR DOCENTE OU RECURSO PEDAGÓGICO?. Ensino, Saude E Ambiente, 2(3). https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i3.a21048

Edição

Seção

Artigos