O USO DAS ANALOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA

Autores

  • MARIA ELOISA FARIAS
  • KAROLINE BANDEIRA

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i3.a21051

Resumo

Este artigo investiga o uso de analogias no ensino de ciências. Nesta parte introdutória
pesquisa-se as concepções dos professores de ciências e biologia a respeito do uso das
analogias; o que eles entendem por analogia, de que forma as utilizam em sala de aula e
sua importância no processo ensino aprendizagem. Utiliza-se como instrumentos as
informações de pesquisas bibliográficas, entrevista e questionários respondidos por
cinco professores de ciências, com prática docente no ensino fundamental e médio. Os
entrevistados definiram analogia como um termo utilizado para indicar semelhança,
igualdade, comparação entre fatos, situações, objetos, entre outros; afirmam que as
utilizam freqüentemente enquanto lecionam; é comum o uso espontâneo sem
planejamento prévio e raramente utilizam procedimentos pré-planejados para aplicar a
analogia. Os professores acreditam que as analogias são uma influência positiva para o
processo de aprendizagem dos alunos, porém devem ser bem utilizadas para não causar
confusões.
Palavras-chave: analogias no ensino, analogias no cotidiano, ensino de ciências

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

FARIAS, M. E., & BANDEIRA, K. (2009). O USO DAS ANALOGIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE BIOLOGIA. Ensino, Saude E Ambiente, 2(3). https://doi.org/10.22409/resa2009.v2i3.a21051

Edição

Seção

Artigos