DOCUMENTÁRIO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21054Resumo
O vídeo Documentário – Um olhar sobre a Vila Velha foi produzido por alunos eprofessores de uma Escola Municipal em Itapissuma-PE e postado no YouTube. Gerado
a partir da câmera de um celular, teve o propósito de construir um argumento
audiovisual para discutir problemas relacionados à preservação do meio-ambiente e à
qualidade de vida da comunidade. Podemos considerar o vídeo em questão um documentário para divulgação científica? Buscamos responder a essa questão à luz de Um Discurso sobre as Ciências, proferido por Boaventura de Souza Santos (2001) e de uma revisão sobre a história e as características do documentário de divulgação científica. Alunos, aprendizes e co-autores na elaboração do vídeo, planejando a produção, a montagem e participando de debates junto à comunidade escolar e assim, se afirmando como sujeitos da experiência, vão convertendo em sabedoria popular, senso comum daquela comunidade, o que aprenderam em sala de aula.
Palavras-chave: documentário; divulgação científica; senso comum, celular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.