ABORDAGENS DISCURSIVAS EM EVENTOS DE CIÊNCIAS:CONTRIBUIÇÕES SOBRE IDENTIDADES PROFISSIONAIS DOCENTES
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21061Resumo
Neste estudo, busco caracterizar como professores envolvidos em espaços escolares e que circulam em eventos acadêmicos se situam como autores e enunciadores de narrativa própria em textos sócio-situados. O quadro teórico-metodológico, orientador dos procedimentos analíticos e as coordenadas filosóficas desenvolvidas por M. M. Bakhtin (1986, 1975/1988 e 1979/2003) possibilitam compreender a multiplicidade devozes presentes em diversas esferas discursivas. Considero as experiências docentes com o discurso científico da área de Educação em Ciências como um fator relevante para o entendimento e apropriação de uma cultura própria por aqueles que se interessamem participar na produção e circulação na esfera acadêmica; ou seja, ser reconhecido
por um grupo específico de agentes dessa prática social. Nesse sentido, assumo que formas de aproximação e interlocução entre pesquisa e prática docente podem ocorrer em múltiplos espaços institucionalizados, como podem se dar por meio da criação de contextos de integração entre diversos perfis – evento acadêmico.
Palavras – chave: autoria – análise de discurso – formação continuada de professores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.