CORPO E GÊNERO: CONCEPÇÕES DE JOVENS SOBRE A INICIAÇÃO SEXUAL E PREVENÇÃO NO ENSINO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS

Autores

  • ROBERTA RIBEIRO DE CICCO FIOCRUZ
  • ELIANE PORTES VARGAS FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21063

Resumo

A adolescência, uma etapa fundamental do desenvolvimento infanto-juvenil pela qual passam os escolares, é caracterizada como um momento de transição, onde ocorrem mudanças de atitudes, questionamentos, opiniões e a passagem à sexualidade com o parceiro. Nesta fase, o corpo torna-se carregado de conotações ligados à apresentação e
aos cuidados de si, sendo interpretado de formas bastante específicas pelas diferentes sociedades e grupos sociais. O estudo busca compreender as concepções de jovens
escolares entre 17 e 20 anos de uma turma de 2º ano do ensino médio de uma Escola Estadual da Região Metropolitana do RJ acerca da iniciação sexual e da prevenção das
DSTs. Os resultados apontam concepções distintas de gênero quanto às decisões voltadas à iniciação sexual, bem como os cuidados relativos com o corpo frente ao reconhecimento dos sinais corporais e às atitudes de prevenção às DSTs.
Palavras-chave: Gênero, Corpo, Sexualidade, Jovens, DSTs.

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Publicado

2012-08-30

Como Citar

CICCO, R. R. D., & VARGAS, E. P. (2012). CORPO E GÊNERO: CONCEPÇÕES DE JOVENS SOBRE A INICIAÇÃO SEXUAL E PREVENÇÃO NO ENSINO DAS DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS. Ensino, Saude E Ambiente, 5(2). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21063

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