ENSINO INTRADISCIPLINAR NA BIOLOGIA: REFLEXÕES DE UMA INTERVENÇÃO NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • CARLOS ALBERTO VASCONCELOS FREITAS FIOCRUZ
  • VALÉRIA DA SILVA TRAJANO FICORUZ
  • ELIZABETH FERREIRA RANGEL FIOCRUZ
  • CLAUDIA MARA MELO COUTINHO FIOCRUZ/UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21067

Resumo

Este trabalho analisa uma proposta de ensino de biologia, promovendo a integração de conteúdos: ambiente (aspectos biossocioambientais), citologia, histologia, anatomia e
fisiologia. Para isso foi desenvolvido um projeto temático intitulado ‘Doença: decifrando este enigma’ para o qual foi elaborado um plano de ensino que buscou coadunar os conhecimentos da patologia geral como elementos  dinamizadores dessa integralização. A fundamentação teórica esta centrada na abordagem relacional e no pensamento de Paulo Freire. A realização da atividade mostrou como resultado que é possível desenvolver um trabalho intradisciplinar no ensino de biologia, porém com algumas dificuldades, dentre elas a cultura escolar das aulas de biologia, que, por vezes,
deixa de lado essa questão. Este trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Biociências e Saúde com uma turma de 3ª série do ensino médio da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: projeto temático, intradisciplinaridade, doença, biologia

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

FREITAS, C. A. V., TRAJANO, V. D. S., RANGEL, E. F., & COUTINHO, C. M. M. (2012). ENSINO INTRADISCIPLINAR NA BIOLOGIA: REFLEXÕES DE UMA INTERVENÇÃO NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO. Ensino, Saúde E Ambiente, 5(2). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21067

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)