ENSINO INTRADISCIPLINAR NA BIOLOGIA: REFLEXÕES DE UMA INTERVENÇÃO NA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21067Resumo
Este trabalho analisa uma proposta de ensino de biologia, promovendo a integração de conteúdos: ambiente (aspectos biossocioambientais), citologia, histologia, anatomia efisiologia. Para isso foi desenvolvido um projeto temático intitulado ‘Doença: decifrando este enigma’ para o qual foi elaborado um plano de ensino que buscou coadunar os conhecimentos da patologia geral como elementos dinamizadores dessa integralização. A fundamentação teórica esta centrada na abordagem relacional e no pensamento de Paulo Freire. A realização da atividade mostrou como resultado que é possível desenvolver um trabalho intradisciplinar no ensino de biologia, porém com algumas dificuldades, dentre elas a cultura escolar das aulas de biologia, que, por vezes,
deixa de lado essa questão. Este trabalho refere-se a uma pesquisa de mestrado profissional em Ensino de Biociências e Saúde com uma turma de 3ª série do ensino médio da rede pública de ensino do Estado do Rio de Janeiro.
Palavras-chave: projeto temático, intradisciplinaridade, doença, biologia
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.