“EU NÃO CONFIO NA EVOLUÇÃO, MAS NO RESTO EU CONFIO QUASE QUE ÀS CEGAS.” EVOLUÇÃO BIOLÓGICA: O LIMITE ENTRE CIÊNCIA E CRENÇA RELIGIOSA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21069Resumo
A pesquisa identificou e analisou as representações sociais de ciência entre estudantes do ensino médio de um colégio confessional da rede privada. A metodologia foi a análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Os resultados mostraram que ao longo do ensino médio, os estudantes apresentaram uma tendência crescente de aceitação da ciência. Na primeira série, a presença do discurso “não acredito na ciência” mostra as influencias da idade, das crenças religiosas familiares e do contexto escolar. Na segunda e terceira série, devido o avanço da idade e dos estudos sobre ciências, predomina o discurso da “aceitação da ciência”, com uma restrição: a evolução biológica. O conjunto dos resultados mostra que apesar dos estudantes aceitarem a ciência o que prevalece é a orientação do projeto educacional da escola, que prioriza o ensinamento bíblico da criação divina das espécies e restringe a aceitação da teoria da evolução biológica.Palavras- chave: ensino de ciências; ensino de evolução; ensino religioso; teoria da
evolução.
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