O ROBÔ DE JÚPITER: O ENSINO DE CIÊNCIAS MEDIADO PELA FICÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • ROSANA MARQUES DE SOUZA USP
  • EMERSON FERREIRA GOMES USP
  • LUÍS PAULO PIASSI USP

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21075

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de articulação do ensino de ciências com a literatura, neste caso, a série Lucky Starr, literatura infanto-juvenil de ficção científica escrita pelo escritor Isaac Asimov na década de 50 de acordo com os conhecimentos científicos da época. Apesar de alguns livros estarem desatualizados este fato não impede o uso da obra em sala de aula, pois auxiliará o trabalho do professor e
incentivará o aluno a ter o hábito de leitura e de pesquisa sobre o assunto abordado no livro com o atual. O livro da série a ser focado neste trabalho é “O robô de Júpiter” que
foi analisado e comparado com uma bibliografia mais recente, que nos mostrou que muitos dados do livro estão bem próximos dos atuais. Neste trabalho também apresentamos proposta de atividades com o livro e o resultado de sua aplicação em sala de aula.
Palavras-chave: literatura, ficção científica, ensino de ciências

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-08-30

Como Citar

SOUZA, R. M. D., GOMES, E. F., & PIASSI, L. P. (2012). O ROBÔ DE JÚPITER: O ENSINO DE CIÊNCIAS MEDIADO PELA FICÇÃO CIENTÍFICA. Ensino, Saúde E Ambiente, 5(2). https://doi.org/10.22409/resa2012.v5i2.a21075

Edição

Seção

Artigos