HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO INTERDISCIPLINAR DO TEMA MEIO AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Autores

  • PRISCILA NOGUEIRA MATOS SME/RJ
  • LUCIA DA CRUZ DE ALMEIDA UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i3.a21083

Resumo


Com o surgimento da Educação Ambiental tornou-se possível atingir conscientemente a população do planeta, entretanto, para que o homem seja sensibilizado de uma forma
mais real é preciso “pensar globalmente e agir localmente”. Este trabalho se desenvolveu com o objetivo de atingir e mobilizar crianças de 8 a 9 anos de idade, integrantes de um dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro. Foi utilizado como recurso didático- metodológico tiras de humor (THs), que são consideradas como uma das diversas formas de história em quadrinhos (HQs). Isto contribuiu para caracterizar o enfoque  interdisciplinar proposto. Os resultados obtidos demonstram o grande sucesso da proposta com a melhoria do  desenvolvimento dos alunos e, como este tipo de trabalho pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos, empenhados com a preservação e sustentabilidade da natureza.
Palavras Chave: Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, História em quadrinhos, Tiras de humor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-12-30

Como Citar

MATOS, P. N., & ALMEIDA, L. D. C. D. (2011). HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO INTERDISCIPLINAR DO TEMA MEIO AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Ensino, Saúde E Ambiente, 4(3). https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i3.a21083

Edição

Seção

Artigos