HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO INTERDISCIPLINAR DO TEMA MEIO AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNADAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i3.a21083Resumo
Com o surgimento da Educação Ambiental tornou-se possível atingir conscientemente a população do planeta, entretanto, para que o homem seja sensibilizado de uma forma
mais real é preciso “pensar globalmente e agir localmente”. Este trabalho se desenvolveu com o objetivo de atingir e mobilizar crianças de 8 a 9 anos de idade, integrantes de um dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública do Rio de Janeiro. Foi utilizado como recurso didático- metodológico tiras de humor (THs), que são consideradas como uma das diversas formas de história em quadrinhos (HQs). Isto contribuiu para caracterizar o enfoque interdisciplinar proposto. Os resultados obtidos demonstram o grande sucesso da proposta com a melhoria do desenvolvimento dos alunos e, como este tipo de trabalho pode contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e críticos, empenhados com a preservação e sustentabilidade da natureza.
Palavras Chave: Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, História em quadrinhos, Tiras de humor.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.