A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: MEMÓRIAS DOS ATORES DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i3.a21085Resumo
Este artigo apresenta uma discussão acerca da Formação de Professores de Ciências no Brasil, a partir da análise dos fatos históricos que constituíram uma escola de Formação de Professores. Esta análise foi feita por meio da análise de fotografias produzidas pelos atores escolares. Este texto é recorte de uma pesquisa mais ampla que investiga a Formação de Professores a partir da análise das Histórias de Vida deProfessores e da Memória do Patrimônio das Escolas. Neste artigo foram analisadas as memórias do Instituto Superior de Educação do Estado do Rio de Janeiro a partir de um estudo iconográfico, com dados oriundos de projetos de Pesquisa fomentados pela FAPERJ e pela FUNADESP. Para tanto, alguns momentos foram privilegiados: décadas de 1930 a 1950. Essas são décadas emblemáticas, pois revelam os anos do início do processo de industrialização do Brasil, sendo, portanto, o momento da modernização do país. Além disso, os anos 30 marcam a inauguração do prédio atual do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), acontecida em 1930,
quando a escola era denominada de Escola Normal. Foi possível perceber as relações subjetivas produzidas pela Escola Moderna e como esse tipo de produção instituiu o lugar do Professor de Ciências.
Palavras-chave: Formação de Professores, Ensino de Ciências, Memória, Fotografia.
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