EXPERIMENTOS EM GENÉTICA E BIOQUÍMICA: MOTIVAÇÃO E APRENDIZADO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO

Autores

  • PRISCILA RIVAS UFM
  • JAQUELINE PINHO UFMA
  • SÉRGIO LUÍS BRENHA UFMA

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i1.a21098

Resumo

Este trabalho teve por objetivo introduzir no Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão um conjunto de aulas práticas para o entendimento de Genética e
Bioquímica. O planejamento das aulas práticas baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Oito atividades experimentais foram executadas no laboratório do colégio.
Através de questionários aplicados aos alunos foram avaliados o impacto das metodologias empregadas e os conhecimentos adquiridos. Os questionários foram apurados e os resultados expressos em porcentagem. A maioria dos alunos afirmou que
a metodologia empregada foi de fácil entendimento (93,75%) e que as práticas aumentaram sua motivação para o aprendizado de genética e bioquímica (82,50%). Verificou-se um aumento no número de acertos após as práticas e uma mudança na natureza das respostas (diminuição das questões em branco e das incorretas). Evidenciou-se o efeito benéfico de aulas práticas sobre o aprendizado e motivação de
estudantes do ensino médio da rede pública.
Palavras-chave: Experimentos, ensino médio, genética, bioquímica, aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-04-30

Como Citar

RIVAS, P., PINHO, J., & BRENHA, S. L. (2011). EXPERIMENTOS EM GENÉTICA E BIOQUÍMICA: MOTIVAÇÃO E APRENDIZADO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO. Ensino, Saude E Ambiente, 4(1). https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i1.a21098

Edição

Seção

Artigos