EXPERIMENTOS EM GENÉTICA E BIOQUÍMICA: MOTIVAÇÃO E APRENDIZADO EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO MARANHÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2011.v4i1.a21098Resumo
Este trabalho teve por objetivo introduzir no Colégio Universitário da Universidade Federal do Maranhão um conjunto de aulas práticas para o entendimento de Genética eBioquímica. O planejamento das aulas práticas baseou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Oito atividades experimentais foram executadas no laboratório do colégio.
Através de questionários aplicados aos alunos foram avaliados o impacto das metodologias empregadas e os conhecimentos adquiridos. Os questionários foram apurados e os resultados expressos em porcentagem. A maioria dos alunos afirmou que
a metodologia empregada foi de fácil entendimento (93,75%) e que as práticas aumentaram sua motivação para o aprendizado de genética e bioquímica (82,50%). Verificou-se um aumento no número de acertos após as práticas e uma mudança na natureza das respostas (diminuição das questões em branco e das incorretas). Evidenciou-se o efeito benéfico de aulas práticas sobre o aprendizado e motivação de
estudantes do ensino médio da rede pública.
Palavras-chave: Experimentos, ensino médio, genética, bioquímica, aprendizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.