ANDRAGOGIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DO ADULTO

Autores

  • JAIR ANTONIO DE CARVALHO UNIFOA
  • MARLENE DE CARVALHO UBM
  • NARIA AUXILIADORA MOTTA BARRETO UNIFOA
  • FÁBIO AGUIAR ALVES UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i1.a21105

Resumo

No começo do século VII, tiveram início na Europa, as escolas para o ensino de crianças, dando origem à pedagogia, dos quais, pressupostos são utilizados até hoje para fundamentar a educação independente da idade. As crianças são dependentes, necessitam de cuidados de terceiros; na adolescência iniciam-se os questionamentos, na
idade adulta acumulam-se as experiências, aprendem com os próprios erros, tendo-se a consciência do que ainda é preciso aprender. A andragogia significa ensino de adultos.
No modelo andragógico a educação é de responsabilidade compartilhada entre professor e aluno. O professor deve aprender que os adultos preferem que ele lhes ajude a
compreender a importância prática do assunto a ser estudado, preferem experimentar a sensação de que cada conhecimento fará diferença em suas vidas, mudará efetivamente
suas vidas. É de fundamental importância enfatizar o modelo andragógico nas universidades e instituições de ensino para maior eficiência educacional.
Palavras-chave: Educação; Andragogia; Aprendizagem de adultos; Aprender-fazendo

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-04-30

Como Citar

CARVALHO, J. A. D., CARVALHO, M. D., BARRETO, N. A. M., & ALVES, F. A. (2010). ANDRAGOGIA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A APRENDIZAGEM DO ADULTO. Ensino, Saúde E Ambiente, 3(1). https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i1.a21105

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)