MAPEANDO UMA ESCOLA: TEXTO E CONTEXTO ATRAVESSADO POR PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

JULIANA GASPAROTTO, NÁDIA DE SOUZA

Resumo


Este trabalho tem a finalidade de apresentar parte do movimento que realizei na minha pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e
Ciências: Química da Vida e Saúde/UFRGS, na qual procuro olhar as práticas de Educação Ambiental postas em funcionamento no cotidiano de uma escola. Considerando questões centrais das versões pós-estruturalistas dos Estudos Culturais e proposições de Foucault, interroguei acerca dos discursos de Educação Ambiental que circulam naquele espaço escolar. Discuto como a escola lida com o discurso ambiental
nas práticas escolares cotidianas e seus possíveis efeitos no modo de pensar e agir dos sujeitos/alunos naquele ambiente.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Estudos Culturais, práticas discursivas, sujeitos/alunos/ecológicos.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21107

Apontamentos

  • Não há apontamentos.