AQUECIMENTO GLOBAL: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA DE ENSINO DE CIÊNCIAS APLICADA EM UM COLÉGIO DO MUNICÍPIO DE NITERÓI, ESTADO DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21110Resumo
O presente trabalho consiste na aplicação de uma proposta de metodologia de ensino de um tema transversal e interdisciplinar, O Aquecimento Global, em uma escola privada,denominada Equipe 1, situada no bairro do Fonseca, Niterói, estado do Rio de Janeiro. Os instrumentos utilizados foram questionários (objetivos e subjetivos), construção de
vídeos, recortes de jornais, debates, exposição, dinâmicas. Os resultados obtidos demonstraram que os docentes reconhecem a importância de trabalhar a Educação Ambiental na prática educativa. Entretanto, a dificuldade de desenvolver um trabalho
pautado nos princípios de transversalidade e interdisciplinaridade se faz presente devido à falta de preparação dos profissionais para desenvolver esta temática. Já os alunos afirmaram que todas as disciplinas devem tratar o assunto, desenvolvendo atividades que ajudem a interpretar a realidade que os cerca. As respostas obtidas no questionário
final dos alunos foram muito satisfatórias mostrando que foram atingidos os objetivos do trabalho.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Aquecimento Global, interdisciplinaridade
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.