O OLHAR DE UM LICENCIANDO PARA O ENSINO DE QUÍMICA E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21111Abstract
A percepção ambiental é a etapa inicial para uma atuação mais ampla da Educação Ambiental que deve estar inserida em todos os seguimentos da escola, desde o fundamental ao ensino médio. O profissional da química é um dos atores que pode atuar como motivador da compreensão do meio ambiente e as suas relações com a química. O trabalho relata a prática de um licenciando em Química, da Universidade Federal Fluminense ao elaborar aulas expositivas contextualizando conceitos químicos com meio ambiente. Um jogo didático foi desenvolvido e aplicado com o objetivo de sermais um recurso pedagógico na construção de conhecimentos acerca de problemas ambientais. O jogo é do tipo de trilha e os alunos jogam em grupos, tendo o professor como mediador, respondendo perguntas com as temáticas ambientais: resíduos sólidos, efeito estufa, chuva ácida, desperdício de água. Participaram da pesquisa alunos da segunda série de uma escola pública da cidade de Niterói/RJ. Os resultados apontam
que a aproximação do licenciando com o cenário escolar, favoreceu a constituição de uma prática reflexiva para o professor em formação.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Jogo Didático, Ensino de Química
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.