A SÉTIMA ARTE E A ARTE DE VIVER: O CINEMA E O “ENSINO” DE BIOÉTICA

Autores

  • PEDRO HENRIQUE NETTO CEZAR UNIFESO/IFRJ
  • FRANCISCO GUIMARÃES UNIFESO/IFRJ
  • HELENO DE MORAES UNIFESO
  • SÁVIO SANTOS UNIFESO
  • ANDRÉIA PATRÍCIA GOMES UFV
  • RODRIGO SIQUEIRA-BATISTA UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21117

Resumo

A relevância da bioética e da arte para a formação do médico, sob um ponto de vista humanista, tem sido tema bastante discutido nos atuais fóruns sobre o ensino da medicina, especialmente no bojo dos currículos baseados nas metodologias ativas de ensino aprendizagem (MAEA). Nestes termos, o uso do cinema desponta como importante recurso pedagógico para a discussão de temas relacionados à bioética,
contribuindo assim para que os discentes tenham um espaço para debates e construção de conceitos. Com base nestas considerações, será relatada a experiência vivenciada no
Curso de Graduação em Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO), com 20 estudantes, no período de setembro a dezembro de 2008, na qual foram trabalhados filmes de cinema – à luz do debate bioético –, utilizando-se os “sete passos” da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP).
Palavras-chave: Ensino médico; Bioética; Metodologias Ativas; Cinema.

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Publicado

2010-08-30

Como Citar

CEZAR, P. H. N., GUIMARÃES, F., MORAES, H. D., SANTOS, S., GOMES, A. P., & SIQUEIRA-BATISTA, R. (2010). A SÉTIMA ARTE E A ARTE DE VIVER: O CINEMA E O “ENSINO” DE BIOÉTICA. Ensino, Saúde E Ambiente, 3(2). https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21117

Edição

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