A ABORDAGEM CTSA SOB A PERSPECTIVA DOS TEMAS GERADORES EM FREIRE PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM CAMPO DE CONFLITOS SIMBÓLICOS NA REGIÃO DE ANGRA DOS REIS

Autores

  • RENATA MONTEIRO UNIRIO
  • GUARACIRA GOUVÊA UNIRIO
  • CELSO SÁNCHEZ UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21120

Resumo

Neste trabalho buscamos apresentar os primeiros resultados do projeto “Ensino de Ciências: desempenho de estudantes, práticas educativas e materiais de ensino” inserido
no Programa Observatório da Educação/CAPES. O projeto tem como objetivo analisar como a relação CTSA se reflete na prática docente do ensino de ciências, no material
didático e nas questões do ENEM que versam sobre Energia, numa região caracterizada pelo contexto da produção energética de matriz nuclear. A fim de atender esta demanda,
tendo em vista um campo de conflitos simbólicos e a dimensão ontológica, foi adotada a metodologia CTSA sob a perspectiva dos Temas Geradores em Freire. Nesta oportunidade serão apresentados os resultados da primeira e segunda etapa da
metodologia adotada que inclui o levantamento e análise de dados preliminares da região, a partir dos quais foram pensadas ações para abordagem de um curso de
formação continuada ofertado a professores de ciências dos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba.
Palavras Chave: Energia, CTSA, Temas Geradores, formação continuada de professores de ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-08-30

Como Citar

MONTEIRO, R., GOUVÊA, G., & SÁNCHEZ, C. (2010). A ABORDAGEM CTSA SOB A PERSPECTIVA DOS TEMAS GERADORES EM FREIRE PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM CAMPO DE CONFLITOS SIMBÓLICOS NA REGIÃO DE ANGRA DOS REIS. Ensino, Saúde E Ambiente, 3(2). https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21120

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)