A ABORDAGEM CTSA SOB A PERSPECTIVA DOS TEMAS GERADORES EM FREIRE PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS: UM CAMPO DE CONFLITOS SIMBÓLICOS NA REGIÃO DE ANGRA DOS REIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i2.a21120Resumo
Neste trabalho buscamos apresentar os primeiros resultados do projeto “Ensino de Ciências: desempenho de estudantes, práticas educativas e materiais de ensino” inseridono Programa Observatório da Educação/CAPES. O projeto tem como objetivo analisar como a relação CTSA se reflete na prática docente do ensino de ciências, no material
didático e nas questões do ENEM que versam sobre Energia, numa região caracterizada pelo contexto da produção energética de matriz nuclear. A fim de atender esta demanda,
tendo em vista um campo de conflitos simbólicos e a dimensão ontológica, foi adotada a metodologia CTSA sob a perspectiva dos Temas Geradores em Freire. Nesta oportunidade serão apresentados os resultados da primeira e segunda etapa da
metodologia adotada que inclui o levantamento e análise de dados preliminares da região, a partir dos quais foram pensadas ações para abordagem de um curso de
formação continuada ofertado a professores de ciências dos municípios de Angra dos Reis, Paraty e Mangaratiba.
Palavras Chave: Energia, CTSA, Temas Geradores, formação continuada de professores de ciências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.