EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE A PROBLEMÁTICA DOS AGROTÓXICOS

Autores

  • Ivanilda de Sousa Ferreira Universidade Federal de Goiás
  • Adriana Maria Antunes Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i2.a21188

Resumo

A Educação Ambiental (EA) visa sensibilizar os cidadãos para os problemas ambientais e para a preservação do meio ambiente. Assim, o presente trabalho teve como objetivos elaborar, aplicar e avaliar a eficácia do vídeo intitulado “Educação Ambiental: construindo conhecimentos sobre a problemática dos agrotóxicos” como tecnologia educacional para abordar o consumo indiscriminado dos agrotóxicos e suas consequências ao ser humano e ao meio ambiente. O vídeo foi elaborado através do programa editor de vídeos Windons MovieMaker®, instalado no sistema operacional Windons XP®, e exibido para os alunos do 4º Ano de Ensino Médio da Educação de Jovens e Adultos – EJA, procedentes de bairros e fazendas da cidade de Palmeiras de Goiás. Após a exibição do recurso áudio-visual foi realizado um debate com os estudantes sobre o tema. A avaliação da proposta pedagógica foi realizada de forma qualitativa por meio de observações in loco e quantitativa por meio de dados coletados com questionários. A proposta pedagógica realizada com o vídeo mostrou ser uma metodologia educacional favorável para a execução de propostas de EA, uma vez que motivou os estudantes para os processos educativos, permitiu boa interação entre professores e estudantes, possibilitando a construção significativa de novos conhecimentos sobre a problemática dos agrotóxicos, além de sensibilizar os estudantes para essa problemática ambiental. Dessa forma, os resultados positivos encontrados justificam a importância do uso de metodologias diferenciadas no ensino, pois as mesmas são atrativas, estimulam o processo reflexivo e crítico dos estudantes, proporcionando mudanças de atitudes diante da problemática dos agrotóxicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ivanilda de Sousa Ferreira, Universidade Federal de Goiás

Graduada em pedagogia. Especialista em Tecnologias Educacionais para o Ensino de Biologia.

Adriana Maria Antunes, Universidade Federal de Goiás

Graduada em Ciências Biológicas, modalidade licenciatura. Mestre em Biologia, modalidade Biologia Celular e Molecular. Doutoranda em Genética. Trabalha com Ensino de Ciências e Tecnologias Educacionais. Orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso da Especialização em Tecnologias Aplicadas ao Ensino de Biologia (ETAEB-ICB-UFG). Professora Formadora da disciplina de Educação Ambiental da ETAEB (EAD).

Downloads

Publicado

2014-11-09

Como Citar

Ferreira, I. de S., & Antunes, A. M. (2014). EDUCAÇÃO AMBIENTAL: CONSTRUINDO CONHECIMENTOS SOBRE A PROBLEMÁTICA DOS AGROTÓXICOS. Ensino, Saude E Ambiente, 7(2). https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i2.a21188

Edição

Seção

Artigos